domingo, 27 de setembro de 2009

TRADUÇÃO



Divide-se em três partes: iniciação, alongamento e finalização.

Na iniciação ocorre a ligação entre o mRNA e a subunidade menor do ribossoma na extremidade 5’. Esta desliza pelo mRNA até encontrar o codão de iniciação (AUG). De seguida liga-se um tRNA iniciador que transporta o aminoácido metionina por complementaridade ao codão de iniciação. No final da iniciação, a subunidade maior do ribossoma liga-se à subunidade menor do ribossoma.

No alongamento ocorre a tradução sucessiva de codões e uma ligação peptídica entre aminoácidos. Liga-se ao codão um 2º tRNA que transporta um aminoácido específico. Estabelece-se uma ligação peptídica entre o novo aminoácido e a metionina. O ribossoma avança um codão no sentido 5’-3’ no mRNA e liberta o tRNA que se havia ligado anteriormente.

Finalização: este processo repete-se ao longo do mRNA até o ribossoma encontrar um codão de finalização (UAA, UAG ou UGA). Como nenhum destes codões possui anti-codão complementar, o alongamento termina. Todo o processo culmina com a separação das subunidades do ribossoma (que se reciclam) e com a libertação do péptido. Durante todo o processo existe consumo de ATP.

A informação genética contida nos ácidos nucleicos encontra-se, nos seres eucariontes, no núcleo da célula. Quando uma célula se divide, é necessário que a molécula de DNA se replique, permitindo que cada célula-filha herde uma cópia de toda a informação genética que a célula-mãe possuía.

A maioria dos seres procariontes apresenta uma só molécula de DNA, que não está associada a proteínas e se encontra dispersa no hialoplasma. Nos seres eucariontes, a informação genética encontra-se distribuída por várias moléculas de DNA, as quais estão associadas proteínas (histonas) que conferem estabilidade ao DNA e são responsáveis pelo processo de condensação.

Cada porção de DNA, associado às histonas, constitui um filamento de cromatina que se encontram, na maior parte do tempo, dispersos no núcleo da célula mas quando esta se encontra em divisão, os filamentos sofrem um processo de condensação e originam filamentos curtos e espessos (cromossomas).

Sem comentários:

Enviar um comentário